quarta-feira, 30 de março de 2016

O que acontece com seu corpo quando você troca o pão pela tapioca


Duas fontes de carboidratos simples, o pão e a tapioca, os dois também têm alto índice glicêmico. No entanto, a versão do pãozinho francês tem uma quantidade grande de fermento e, seu processo de produção, leva muitos ingredientes que agregam calorias extras. Sua fermentação pode provocar desconforto gástrico, dor abdominal, e até gases.
A tapioca (quando feita do polvilho doce hidratado, e não a fórmula comprada pronta no supermercado) é totalmente natural, produzida somente com a goma da mandioca. Sua farinha possui a vantagem de não conter glúten, uma proteína do trigo que, quando consumida em excesso, desencadeia inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura no abdômen.
Em quantidade de calorias, a tapioca se equivale a uma fatia de pão branco ou integral. Ela é rica em carboidratos, mas não contém sódio e não leva gordura no preparo. Por outro lado, é pobre em fibras, proteínas e é um alimento de alto índice glicêmico.

Esse índice é o que diferencia a velocidade com que os carboidratos são assimilados na nossa corrente sanguínea. Um alimento com baixo índice glicêmico, como a batata doce, tem liberação de insulina lenta, com poucas alterações glicêmicas.

Já um alimento de alto índice glicêmico (IG), como a tapioca, tem liberação rápida no sangue e provoca hiperglicemia. Esse quadro estimula a liberação do hormônio insulina responsável por controlar os níveis glicêmicos.

No caso da tapioca, mesmo tendo um alto IG, quando consumida junto com alimentos ricos em fibras e proteínas, pode evitar o quadro de hiperglicemia. Para equilibrar o índice, adicione proteína através de carnes e grãos como quinoa e chia; e fibras, como vegetais e linhaça, no recheio ou na massa.

Como consumir

Porém, essa misturinha precisa ser consumida com moderação. O ideal é rechear a tapioca com uma banana cortada em rodelas e regada a uma colher de mel. O indicado por especialistas é apostar na tapioca doce apenas uma vez por dia e comê-la como uma refeição, preferencialmente no café da manhã.

Preparo da massa de tapioca com menos calorias

  • Compre a goma de tapioca e peneire
  • É importante utilizar frigideira antiaderente
  • Não acrescente açúcar ou sal à massa
  • A frigideira deve ser posta em fogo baixo, mas não deixe esquentar demais
  • Não necessita de gordura. Se optar, pode-se acrescentar manteiga ou óleo, mas não é indicado
  • Ponha 2 colheres (sopa) da farinha da tapioca. Se precisar, utilize uma peneira para distribuir uniformemente e evitar “caroços”
  • Assim que a massa estiver grudando no fundo, desgrude-a e não vire
  • Acrescente o recheio e feche para que forme a “meia-lua”
Escolha seu recheio preferido para uma deliciosa tapioca com menos calorias

Instagram/Pati Luquini

RECEITA 1:

Tapioca de queijo branco com peito de peru (240 calorias)

  • 5 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
  • 50 g de peito de peru ralado
  • 50 de queijo branco picado
  • 1 tomate
  • Orégano e sal a gosto
Modo de preparo
Pique o tomate e retire as sementes, misture com o peito de peru e o queijo. Acrescente o orégano e o azeite. Reserve. Coloque a goma de tapioca em uma frigideira antiaderente e preaquecida e espalhe com uma colher. Quando a massa ficar consistente, vire o lado e acrescente o recheio reservado.

 RECEITA 2:Tapioca de atum com azeitona ( REQUEIJÃO LIGHT)

INGREDIENTES
  • 100g de atum ralado (em água)
  • 50g de azeitona picada
MODO DE PREPARO
  • Retire a água que conserva atum
  • Faça uma mistura entre os dois ingredientes, de modo que forme uma pasta
  • Após montar a massa da tapioca, acrescente a pasta e aguarde ser aquecida
  • Feche a tapioca para que forme a meia lua

 RECEITA 3:

Frango desfiado com cream cheese ou requeijão light


 RECEITA 4:

 Queijo ricota, livre de gorduras, com poucas calorias e rico em cálcio; tomate picado, rico em vitaminas e sais minerais; e folhas de manjericão, rico em flavonoides, que protegem nosso organismo.

IMG_5532.jpg t

 RECEITA 5: Rodelas de banana aquecidas 

 O truque para ficar mais saborosa é levar a banana fatiada   (podem ser amassadas, conforme a sua preferência) ao microondas por uns 20 segundos depois adicione a canela e só depois rechear a tapioca se preferir pode esmagar a banana


Tapioca de frango light

Recheio
 peito de frango  desfiado
requeijão light

Resultado de imagem para Tapioca light


Ingredientes

100  g de goma de tapioca pronta
1 colher de sopa de doce de abobóra para cada tapioca
Para o recheio:
200g de abóbora moranga cortada em cubos
1 pau de canela
5 cravos
500 ml de água
Adoçante a gosto

ndbfwuet


– Ricota light c/ espinafre – refogue o espinafre, faça uma pastinha amassando a ricota e misture com o espinafre picado.
IMG_5650
 Sardinha – usei a sardinha em conserva com ervas finas light (Coqueiro), corte em pedaços pequenos esquente na frigideira e depois é só rechear.

ÁGUA OXIGENADA,EM BENEFÍCIO DA BELEZA

Óleo de Rosa Mosqueta



O óleo de Rosa Mosqueta é utilizado como um dos mais potentes regeneradores naturais da pele que existem na natureza, sem causar efeitos colaterais, em absoluto. A Rosa Mosqueta é um grande aliado para: 
A cútis: O uso contínuo do óleo de Rosa Mosqueta gera várias acções positivas na beleza da cútis: rejuvenescimento, acção anti-rugas, antibolsas e antiolheiras.

As vitaminas e nutriente que contém a Rosa mosqueta ajuda na luta contra o envelhecimento da pele, alisando as pálpebras, e suavizando a tonificação da pele. 
O Corpo: A bela composição do óleo de Rosa Mosqueta é responsável pela sua asção hidratante na pele, proporcionando maciez e suavidade à pele do corpo. Este óleo pode também ser usado para tratar problemas de pele, tais como estrias e cicatrizes. Durante a gravidez, normalmente é comprado esse óleo para evitar a formação de estrias.


As Mãos e Articulações: O óleo de Rosa Mosqueta é um excelente hidratante para as mãos, que tendem a perder a textura com a passagem do tempo.

O óleo de Rosa Mosqueta é usado também para cotovelos, joelhos e calcanhares, evitando a tendência natural à secura dessas partes do corpo.
Modo de Uso: 

O óleo de Rosa mosqueta e seus derivados são normalmente utilizados em aplicações para a pele de um a três aplicações por dia, com massagem circular para garantir que a pele absorva.

Os resultados deste poderoso óleo serão observados a partir de 4 a 8 semanas de tratamento contínuo.


sexta-feira, 11 de março de 2016

Saiba o que seus pés falam sobre o seu estado de saúde


Saiba o que seus pés falam sobre o seu estado de saúde

Os pés são os que suportam todo o peso do nosso corpo durante a jornada diária, e por isso são os que requerem mais cuidados. Infelizmente, nem sempre eles recebem a atenção que merecem.
Você sabia que através dos pés podemos identificar muitos problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais? Isso se converte em uma razão mais do que suficiente para dar a eles todos os cuidados necessários e mantê-los saudáveis. Aprendamos mais um pouco a seguir.

Nossos pés e sua relação com a saúde

pes
Uma das maneiras mais simples de saber se estamos com algum problema de saúde é observando atentamente as mudanças que ocorrem em nossos pés, por exemplo:
  • Nos pés e nos dedos existem – em maior ou menor quantidade – alguns pelos, o que indica que há uma boa irrigação sanguínea na região. Quando esses pelos começam a cair – desaparecendo quase por completo – é um sinal de que existe um problema de má circulação. Nesse caso, pode ser culpa de um sapato inadequado que provoque muita pressão nos pés, ou de meias apertadas demais.
  • A presença repentina e frequente de câimbras nos pés pode estar indicando a falta de alguns nutrientesou também pode ser um sinal de má hidratação ou má circulação. Dessa forma, é importante ter em conta as possíveis causas e buscar a solução adequada.
  • Se as câimbras ocorrerem em pessoas que praticam esportes, a causa pode ser a falta de hidratação, portanto deve-se implementar o consumo adequado deágua para melhorar esta condição o antes possível. Entretanto, se este não for o caso, o mais provável é que se trate da falta de alguns nutrientes, como o potássio, o cálcio e o magnésio.
  • Outro sinal de que algo não anda bem é a presença de uma ferida que nunca termine de sararEla indica que você possa estar sofrendo de diabetes, já que as pessoas com esta condição de saúde apresentam danos irreparáveis nos nervos das extremidades, e uma grande dificuldade para cicatrizar as feridas ou qualquer tipo de úlcera.
  • Manter uma temperatura exageradamente fria nos pés pode ser um sinal de que a tireoide não está funcionando corretamente, e você pode estar sofrendo de hipotireoidismo. Outro motivo pelo qual os pés se mantêm frios demais é a má circulação, portanto a melhor recomendação é visitar um especialista para verificar qual pode ser a causa exata do frio excessivo nos pés.
  • Quando os pés permanecem inchados, a causa principal pode ser o mau funcionamento dos rins, que causam a retenção de líquidos. Outro motivo frequente da presença de inchaço nos pés é o consumo de alguns medicamentos que causam esse tipo de efeito colateral.

Não se esqueça!

É importante observar cada uma das mudanças que notarmos em nossos pés e agendar uma consulta médica imediatamente, já que pode se tratar de um sinal de um problema de saúde que esteja se apresentando, e como sabemos, é melhor prevenir do que remediar. Não descuide dos seus pés nem de nenhuma outra parte do seu corpo… Cada uma delas pode estar enviando um sinal de que algo está acontecendo!