terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Como o Cortisol Faz Você Ganhar Peso

hormônio do estresse e emagrecimento

Estudos identificaram uma ligação entre o cortisol e a pessoa ganhar peso, mas o que é o cortisol e o que ele faz? Cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais como parte do ciclo hormonal diário. O cortisol ajuda a regular a pressão sanguínea, a função cardiovascular e o uso de carboidratos, proteínas e gorduras do corpo.
O cortisol é por vezes chamado de hormônio do estresse porque os níveis de cortisol aumentam em resposta ao estresse. Quando esses níveis aumentam, ocorre o aumento do açúcar sanguíneo e da pressão sanguínea aumentar para que o corpo tenha mais energia para lidar com uma situação estressante.
Existem muitos hormônios em nossos corpos que nas medidas corretas mantém boa saúde, mas em deficiência ou excesso, tem efeitos negativos ou contribuem para problemas de saúde. O cortisol não é diferente. Níveis altos de cortisol podem causar desejos por comidas altas em açúcar e gordura, que podem levar a pessoa a ganhar peso. Níveis altos de cortisol podem causar aumento na pressão sanguínea, aumento nos níveis de açúcar no sangue, aumento de gordura abdominal e perda de massa magra.
Como os níveis de cortisol aumentam com estresse, o melhor modo de manter um nível saudável de cortisol é reduzindo o estresse e diminuindo o impacto do estresse que não pode ser evitado. Tentar evitar o estresse totalmente não é possível, e na verdade nem é recomendado. O estresse é uma parte importante da vida porque aciona adaptações positivas e crescimento. É um estresse contínuo e os resultantes aumentos dos níveis de cortisol, que você deve querer evitar.
E quanto a usar um desses suplementos de redução de cortisol que alegam ser a chave para a perda de peso? Não perca seu dinheiro já que esses produtos não são apoiados por evidências científicas.
Na verdade, a Comissão Federal do Comércio mudou o marketing de alguns suplementos com alegações falsas a respeito da eficácia de seus produtos de perda de peso. Como resultado, as companhias tiveram que reembolsar milhões de dólares e parar de fazer alegações sem provas sobre seus produtos.
Em resumo, o cortisol é um hormônio importante e parte da resposta natural do corpo ao estresse. Por mais que exista conexão entre a alta de cortisol e ganhar peso, o cortisol é só um fator contribuinte no ganho de peso e não a causa primária. O excesso de calorias de comida somada a atividade física de menos é a causa principal para aumentar gordura corporal e ganhar

cortisol é o hormônio do stress e seus altos índices na corrente sanguínea podem conduzir à obesidade e outros males.

O seu nível normal é 10 μg/dl, mas em caso de estresse ele sobe para os 80 μg/dl e em caso de choque forte – para os 180 μg/dl. Mantenha atento aos níveis de cortisol, o hormônio do stress.
Considerando os casos de aumento do cortisol é fácil de ver que este é um tipo de mecanismo de defesa do corpo: em estado de choque o cortisol ajuda a agir mais rapidamente, em caso de pouca comida nos faz procurar alimento e em caso de esforços físicos dá-nos a força explosiva.
Normalmente, ele está presente no organismo em níveis mais elevados no período da manhã, e em seu mais baixo à noite. Embora o estresse não é a única razão que o cortisol é liberado na corrente sanguínea, ele tem sido chamado de “hormônio do estresse”, porque ele também é liberado em níveis mais elevados durante o momento “de luta ou fuga” como resposta ao estresse.
Pequenos aumentos de cortisol ter alguns efeitos positivos:
  • Uma rápida explosão de energia, por razões de sobrevivência
  • Melhora a memória
  • Aumento da imunidade
  • Menor sensibilidade à dor
  • Ajuda a manter a homeostase do corpo
Enquanto o cortisol é um hormônio indispensável e útil à resposta do organismo ao estresse, é importante que o corpo após esse estresse seja levado a um estado de relaxamento para que suas funções possam voltar ao funcionamento normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário