domingo, 1 de novembro de 2015

6 alimentos para tratar a síndrome do intestino irritável

A aveia é um dos melhores alimentos para o sistema digestivo. Graças às suas fibras solúveis estimula os movimentos peristálticos, protege a flora intestinal e previne a prisão de ventre.

6 alimentos para tratar a síndrome do intestino irritável
 A síndrome do intestino irritável é um distúrbio incômodo, pois dependendo do que ingere, você se sentirá afetado.
Então, é essencial que siga uma dieta equilibrada, mas, ao mesmo tempo, adequada para a sua condição. No seguinte artigo você conhecerá os melhores alimentos para tratar a síndrome do intestino irritável e vários conselhos para lidar com a situação.

O que devo comer se tenho síndrome do intestino irritável?

Esta pergunta é muito habitual entre as pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável. Se esse for seu caso e deseja reverter a situação, estes são os alimentos que não deveriam faltar em sua dieta:

1. AbacateSemente-de-abacate-para-sindrome-do-intestino-irritável

De origem mexicana e muito consumida na América Latina, o abacate tem muitas propriedades que melhoram o sistema digestivo, bem como os sistemas nervoso e cardiovascular.
No que se refere aos benefícios para o funcionamento intestinal, vale a pena destacar que fornece uma grande quantidade de fibra solúvel, potássio, vitamina B6, magnésio e cálcio. Todos estes nutrientes servem para regular e proteger a flora dointestino.
Para as pessoas com diarreia, o abacate proporciona uma boa dose de eletrólitos. Também é muito bom para acalmar a ansiedade e o estresse, que causam maior desconforto nos pacientes com síndrome de cólon irritável.
Pode-se consumir a sua polpa triturada ou cortada em fatias.

2. Quefir

É chamado de diversas maneiras (como, por exemplo, yoka) e é um composto de bactérias e leveduras envolvidas em uma matriz.
O principal objetivo do consumo do quefir é introduzir no corpo alguns microrganismos que reforcem a flora intestinal como é o caso dos lactobacilos ou lactococcus. A forma mais popular de ingerir este alimento é em uma espécie de leite (como um iogurte líquido).
E também está indicado para as pessoas intolerantes à lactose. Recomenda-se oquefir de água  porque suas propriedades chegam mais puras aos intestinos e não perde sua qualidade.

3. AmêndoasAmendoas-para-sindrome-do-intestino-irritável

Certamente você já sabia que os frutos secos, como as amêndoas, ajudam a reduzir a fome ou a ansiedade entre as refeições. Quando você está muito ocupado com o trabalho ou com as tarefas de casa, coma um punhado deste rico e saudável alimento (com nozes e amendoins é perfeito).
Têm o poder de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. E, no que diz respeito ao cólon irritável, são boas para melhorar os movimentos intestinais graças ao seu teor em potássio e magnésio. Além disso, fornece as fibras necessárias para que você não sofra de prisão de ventre.

4. Salmão

É considerado como um dos melhores peixes que podemos consumir. E neste seleto grupo dos peixes “azuis” estão também o atum, a sardinha e a anchova (entre outros).
O salmão é uma excelente fonte de proteínas e ácidos graxos Ômega 3 que ajudam a reduzir o colesterol.  E como se fosse pouco, este peixe ainda oferece vitamina D e magnésio, que são perfeitos para aliviar perturbações intestinais e a melhorar a absorção de cálcio.
Coma peixes azuis pelo menos 2 vezes por semana.

5. AveiaBeneficios-da-aveia-para-sindrome-do-intestino-irritável

Um café da manhã sem aveia não é um café da manhã. Este é um dos cereais mais completos que podemos encontrar e que nos ajuda a aumentar os níveis de energia desde as primeiras horas da manhã.
A aveia, por sua vez, nos fornece carboidratos de combustão lenta que nos mantêm saciados durante várias horas.
Contém fibras solúveis que combatem a prisão de ventre, estimulam os movimentos peristálticos e protegem a flora intestinal. Além de se poder consumir a aveia crua com leite, suco ou iogurte, pode-se também desfrutar em sopas e batidas ou usar para empanar legumes ou carnes.

6. Banana

Esta fruta (como a maçã e o mamão) é muito boa para quem sofre de síndrome do cólon irritável. Apresenta muitas propriedades devido ao seu alto teor de potássio, magnésio e vitaminas B.
A banana funciona como um relaxante natural e de um estimulante digestivo. Além disso, previne a ocorrência de colite ulcerativa e trata os problemas intestinais.

Que alimentos devo evitar se tenho cólon irritável?Colon-irritavel

Você já sabe quais são os alimentos que ajudam a tratar a síndrome do intestino irritável. Agora é preciso que conheça os que deve evitar, para que não sofra as consequências ou piore o quadro:
  • Cereais: trigo, cevada e centeio.
  • Frutas: pera, melancia, cerejas, amoras, manga e pêssego.
  • Verduras: cebola, alho, alcachofras, espargos, beterraba, couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor, alho-porró e cogumelos.
  • Leguminosas: ervilhas, lentilhas, feijão,  grão de bico e feijão branco.
  • Lácteos: principalmente os queijos e o leite que não seja desnatado.
  • Mel: e todos os seus derivados (pólen, geleia real, etc…).

Dicas para melhorar a síndrome do intestino irritável

Além de seguir uma dieta adequada, os seus hábitos podem trazer como consequência uma melhoria do seu estado (ou o contrário). Preste atenção a estes conselhos:
  • Não coma até ficar satisfeito. Pare de ingerir a comida um pouco antes de “chegar ao topo”.
  • Mastigue lentamente. Se você comer ou engolir a comida sem mastigar, o cérebro tardará a receber a mensagem de que o estômago já está cheio.
  • Reduza em 25% o que come. Todos os dias ingira uma certa quantidade de alimentos. Faça com que cada prato tenha uma quarta parte a menos. Por exemplo, em vez de 4 fatias de pão, coma 3.
  • Aumente a frequência das refeições. Em vez de comer 2 vezes de maneira abundante,  será melhor comer 5 vezes, mas em menor quantidade.
  • Não se deite imediatamente depois de comer. Não importa se você deu um banquete (algo pouco recomendável) ou se jantou pouco.  Deixe que passe pelo menos 1 hora antes de ir para a cama, seja de dia ou de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário