A psoríase pode causar placas de pele mais grossa que, em geral, se avermelham e apresentam escamas de cor prateada, as quais causam coceira ou dor. As partes do corpo onde é mais provável encontrar estas escamas são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo, na parte posterior das costas, no rosto, nas palmas das mãos e na planta dos pés.
A causa da psoríase começa no sistema imune, inicialmente pelas células brancas que são encontradas no sangue, as quais ajudam a proteger o corpo de infecções e doenças. Quando estas células são ativadas indevidamente, os mecanismos imunológicos reagem, o que provoca que o processo de substituição celular na pele seja acelerado.
Ainda que não exista uma cura definida para a psoríase, esta doença pode ser tratada a base de fórmulas naturais. Conheça um pouco mais a seguir:
Para controlar os sintomas e a condição instalada da psoríase é necessário manter uma dieta adequada, considerando que assim como existem alimentos que podem melhorar essa situação também existem aqueles que podem piora-la.
Nessa ocasião te daremos a lista dos alimentos que devem ser consumidos e daqueles que devem ser evitados, visto que podem afetar muito o quadro quando consumidos com frequência e em grandes quantidades.
Os alimentos que serão recomendados são os mais apropriados para melhorar notavelmente todos os incômodos provocados por essa doença, não se esqueça de inclui-los em sua alimentação.
Carnes magras e brancas
Pessoas com psoríase são propensas a sofrerem doenças cardíacas, por isso devem evitar consumir carnes vermelhas, é melhor que consumam carnes magras e de aves, que beneficiarão o estado da pele e o funcionamento do coração.
Peixes de água doce
O ômega-3 contido em peixes como o salmão, arenque, atum, truta, cavalinha e anchova, é muito benéfico para as pessoas que sofrem de psoríase e por conta disso apresentam inflamações.
Como esse tipo de peixe fará com que essas inflamações desapareçam ou pelo menos melhores e reduzam notavelmente.
Se esse é o seu caso, você pode desfrutar de deliciosas receitas preparadas com os peixes mencionados, além de se deliciar você estará se cuidando.
Verduras de folhas verdes e linhaça
Essas verduras são outra opção muito válida para obter o ômega-3, caso o peixe não te agrade ou cause alergia, a linhaça é outra boa fonte de ácidos graxos e pode ser consumida em pó adicionada aos sucos, sopas, e qualquer outro prato.
De qualquer forma, incluir verduras em sua alimentação diária oferecerá imensos benefícios tanto para melhorar a aparência de sua pele como para a saúde em geral.
Frutas e verduras de cor
Busque incluir em sua alimentação diária muitas frutas e verduras tais como o melão, cenoura, laranja e mirtilo, que representam uma rica fonte de antioxidante e vitaminas A e C. Isso ajudará a manter a pele hidratada.
Lembre-se que sempre deve consultar um médico sobre quais alimentos você pode consumir para que não interajam com os medicamentos que está tomando para a doença.
Fique atento aos alimentos que não deve consumir por serem prejudiciais para seu estado de saúde, já que pioram os sintomas. Confira:
Álcool e cafeína
Essas bebidas podem fazer com que o corpo se desidrate com mais facilidade e a pele perda a umidade natural, tornando os sintomas da psoríase mais graves.
Massas doces
Aqui incluímos os biscoitos, bolos, tortas e todas as delicias de padarias,alimentos que podem fazer com que engordemos e com isso trazem o risco de sofrermos doenças cardíacas e diabetes.
Alimentos ricos em gorduras
Alimentos que contenham gorduras em excesso devem ser evitados a qualquer custo, já que provocam sobrepeso, cansaço físico, aumentam os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, o que prejudica muito mais a saúde de pacientes com psoríase.
Lácteos
Se você sofre com muitas inflamações investigue, pois certamente isso tem a ver com o consumo de lácteos integrais, já que eles contêm muita gordura. O que devemos fazer é consumir produtos sem gordura, leite, iogurtes e queijos desnatados são ideais.
Não esqueça de levar as listas de alimentos que recomendamos em sua próxima consulta ao médico, assim um especialista poderá te dar maiores detalhes de como consumir esses alimentos sem precisar se privar das coisas que você gosta.
Remédios caseiros e dietas contra a psoríase
psoríase é uma doença de pele causada por um sistema imunológico desequilibrado; desenvolve-se em pacientes entre os 11 e 45 anos e conta com o seguinte sintoma: desprendimento constante de células mortas que se acumulam na superfície da pele.
Causa manchas roxas e cobertas de escamas prateadas, que se desprendem facilmente; pode ocorrer em qualquer parte do corpo, ainda que seja encontrada com maior frequência nos cotovelos, joelhos, costas e coro cabeludo, podendo causar em alguns casos muita coceira e ardor. Não é uma doença contagiosa, mas infelizmente pode gerar exclusão social.
Remédios caseiros contra a psoríase
– Mantenha a pele hidratada e úmida porque uma vez que as placas de células mortas estejam secas podem causar coceira e manter a pele úmida ajudará. Hidrate a pele várias vezes ao dia e utilize cremes ou óleos naturais sem perfume, como vaselina ou manteiga de karité, principalmente essa última, que apresenta propriedades anti-desidratantes e grande poder de regeneração.
– Tome banhos de sol nas primeiras horas da manhã, os raios ultra violeta mantém a pele nutrida e ajudam com os sintomas, porém nunca se exponha diretamente ao sol e principalmente mais de 15 minutos, especialmente entre as 12 e 17 horas e sempre aplique protetor solar em toda a pele.
– Se você vive perto do mar aproveite para dar sempre um mergulho, a água do mar pode beneficiar bastante aos portadores desse problema. Depois hidrate bem a pele.
– Tome banhos caseiros com aveia por pelo menos 15 minutos, isso ajudará a afrouxar as escamas secas e aliviar a coceira.
– Procure algum grupo de ajuda em sua localidade, com pessoas que passem pelo mesmo problema, psicologicamente é importante quanto a ajudar na autoestima.
Dieta para portadores de psoríase
ALIMENTOS PERMITIDOS
– Consuma antioxidantes, essenciais e presentes em frutas e verduras, como por exemplo, laranjas, limões, melão, morango, brócolis, cenoura e mirtilo, entre outros.
– Beba muita água, pelo menos dois litros diários, para evitar a secura e coceiras na pele.
– Inclua em sua dieta carnes magras e sem pele, como frango ou peru, com umconsumo obviamente moderado.
– Consuma pescados, ricos em Ômega-3, pelo menos duas vezes por semana, isso ajudará no trato de inflamações. Alguns recomendados são, atum, salmão, cavalinha, truta e anchova. Também vegetais de folhas verdes e linhaça.
– Adicione a sua dieta legumes, pelo menos duas vezes na semana.
– Frutos secos e cereais integrais são aconselháveis.
ALIMENTOS PROIBIDOS
– Evite doces, bolos, álcool, cafeína, assim como alimentos ricos em gorduras e colesterol, fast foods, leite e especiarias, já que tudo isso tende a piorar os sintomas.
Imagem oferecida por gaelx