quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Psoríase



Para melhorar a condição recomenda-se tomar banhos de sol diários, mas lembre-se sempre de aplicar um protetor solar. Podemos começar com 10 minutos ao dia e ir aumentando pouco a pouco.
A psoríase é uma doença de pele que causa inflamação e descamação, ainda que em alguns casos se apresente também dor, aquecimento e coloração. Em geral, as células crescem do interior e muito lentamente vão subindo até chegar a superfície, repondo as células já mortas da pele (processo de renovação celular que pode tardar aproximadamente um mês). No entanto, as pessoas que possuem esta doença apresentam uma renovação celular em poucos dias, o que faz com que as células se movam até a superfície muito rapidamente e fiquem acumuladas com as demais.
A psoríase pode causar placas de pele mais grossa que, em geral, se avermelham e apresentam escamas de cor prateada, as quais causam coceira ou dor. As partes do corpo onde é mais provável encontrar estas escamas são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo, na parte posterior das costas, no rosto, nas palmas das mãos e na planta dos pés.
A causa da psoríase começa no sistema imune, inicialmente pelas células brancas que são encontradas no sangue, as quais ajudam a proteger o corpo de infecções e doenças. Quando estas células são ativadas indevidamente, os mecanismos imunológicos reagem, o que provoca que o processo de substituição celular na pele seja acelerado.

Tratamento natural

Ainda que não exista uma cura definida para a psoríase, esta doença pode ser tratada a base de fórmulas naturais. Conheça um pouco mais a seguir:
  • 1. A alimentação tem um papel muito importante neste caso, já que deve ser seguida uma dieta crudívera e vegetariana onde há abundância de frutas e vegetais. Sugerimos preparar um caldo depurativo realizado com urtiga, cebola, aipo e 5 dentes de alho e, no momento de ingerir o caldo, adicione o suco de um limão fresco. Tome duas porções: uma pela manhã e outra pela tarde.
  • 2. Quando se sofre com esta doença, o sol tem um papel muito importante como tratamento – sem exceder ou abusar dele – por isso tenha em mente a melhor a hora para tomar sol: antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde.Recomenda-se tomar diariamente banhos de sol, começando com dez minutos por dia e vá aumentando dois minutos cada dia, até completar algumas horas. O uso do protetor solar é totalmente necessário.
  • 3. Também recomendamos banhos de água com argila, ou seja, a água que será utilizada para tomar banho terá que ter adicionado 2 kg de argila. Vá alternando com banhos de vapor, um dia argila outro dia vapor.
  • 4. Realizar, na medida do possível, os exercícios de ginástica pelas manhãs, ao ar livre, para receber toda a ventilação possível.
  • 5. Aplicar compressas nas zonas afetadas cada noite, ou tomar um banho quente, e pela manhã, ao se levantar, escove a zona afetada para descamar a área. Depois, esfregue a pele com azeite de oliva para amaciá-la.
  • 6. Tomar de noite uma infusão de salsaparrilha e, na medida do possível, aplique sobre a parte afetada leite desnatado durante 10 minutos com um pano.
  • 7. O sal marinho também é benéfico, dissolva na água e passe nas áreas afetadas três vezes ao dia.
  • 8. Tomar 3 colheres de polpa de aloe vera ajudará a tratar a doença. Também é recomendado aplicar a polpa na área afetada.
  • 9. Misture azeite de oliva e flor de arnica. Esquente rapidamente e retire do fogo quando ferver. Deixe em repouso por alguns minutos, depois coa e unte as zonas afetadas.
  • 10. A água com aveia é um bom remédio para refrescar a zona afetada e melhorar o aspecto da pele. Ferva 100 g de farinha de aveia em 5 litros de água durante 4 minutos.
  • 11. A parte afetada com psoríase também pode ser tratada com shampoo para a caspa, o qual contém zinco. Também se recomenda aplicar um creme para a pele ressecada.
  • 12. Misture a polpa de meio abacate com um quarto de infusão de flores de camomila, bata no liquidificador e aplique a mistura sobre a parte afetada.
  • Evitar o consumo de carnes vermelhas, já que a psoríase pode aumentar por seu conteúdo de ácido araquidônico. Tampouco se deve consumi produtos enlatados, farinhas brancas e açúcares refinados. É recomendado comer alho, aipo e alimentos que contenham fibras.
  • É bom ter em mente que a água da torneira contém cloro, o que contribui para aumentar os problemas da psoríase, por isso recomendamos utilizar um filtro.
  • Vinagre de maçã (de boa qualidade e orgânico)
     
    Os ingredientes ativos do vinagre de maçã são  ótimos  para tratar e curar a psoríase.
     
    Misture partes iguais de vinagre de maçã e água.
     
    Depois aplique na região afetada.
     
    Se for no couro cabeludo, aplique com uma suave massagem.
     
    Deixe o vinagre ser absorvido pela pele ou couro cabeludo e não há necessidade de lavar.

Alimentos indicados para pessoas com psoríase

O consumo de álcool e bebidas com cafeína pode provocar desidratação e piorar a condição da psoríase
Para controlar os sintomas e a condição instalada da psoríase é necessário manter uma dieta adequada, considerando que assim como existem alimentos que podem melhorar essa situação também existem aqueles que podem piora-la.
Nessa ocasião te daremos a lista dos alimentos que devem ser consumidos e daqueles que devem ser evitados, visto que podem afetar muito o quadro quando consumidos com frequência e em grandes quantidades.
Os alimentos que serão recomendados são os mais apropriados para melhorar notavelmente todos os incômodos provocados por essa doença, não se esqueça de inclui-los em sua alimentação.

Carnes magras e brancas

Pessoas com psoríase são propensas a sofrerem doenças cardíacas, por isso devem evitar consumir carnes vermelhas, é melhor que consumam carnes magras e de aves, que beneficiarão o estado da pele e o funcionamento do coração.

Peixes de água doce

O ômega-3 contido em peixes como o salmão, arenque, atum, truta, cavalinha e anchova, é muito benéfico para as pessoas que sofrem de psoríase e por conta disso apresentam inflamações.
Como esse tipo de peixe fará com que essas inflamações desapareçam ou pelo menos melhores e reduzam notavelmente.
Se esse é o seu caso, você pode desfrutar de deliciosas receitas preparadas com os peixes mencionados, além de se deliciar você estará se cuidando.

Verduras de folhas verdes e linhaça

Essas verduras são outra opção muito válida para obter o ômega-3, caso o peixe não te agrade ou cause alergia, a linhaça é outra boa fonte de ácidos graxos e pode ser consumida em pó adicionada aos sucos, sopas, e qualquer outro prato.
De qualquer forma, incluir verduras em sua alimentação diária oferecerá imensos benefícios tanto para melhorar a aparência de sua pele como para a saúde em geral.

Frutas e verduras de cor

Busque incluir em sua alimentação diária muitas frutas e verduras tais como o melão, cenoura, laranja e mirtilo, que representam uma rica fonte de antioxidante e vitaminas A e C. Isso ajudará a manter a pele hidratada.
Lembre-se que sempre deve consultar um médico sobre quais alimentos você pode consumir para que não interajam com os medicamentos que está tomando para a doença.
Fique atento aos alimentos que não deve consumir por serem prejudiciais para seu estado de saúde, já que pioram os sintomas. Confira:

Álcool e cafeína

Essas bebidas podem fazer com que o corpo se desidrate com mais facilidade e a pele perda a umidade natural, tornando os sintomas da psoríase mais graves.

Massas doces

Aqui incluímos os biscoitos, bolos, tortas e todas as delicias de padarias,alimentos que podem fazer com que engordemos e com isso trazem o risco de sofrermos doenças cardíacas e diabetes.

Alimentos ricos em gorduras

Alimentos que contenham gorduras em excesso devem ser evitados a qualquer custo, já que provocam sobrepeso, cansaço físico, aumentam os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, o que prejudica muito mais a saúde de pacientes com psoríase.

Lácteos

Se você sofre com muitas inflamações investigue, pois certamente isso tem a ver com o consumo de lácteos integrais, já que eles contêm muita gordura. O que devemos fazer é consumir produtos sem gordura, leite, iogurtes e queijos desnatados são ideais.
Não esqueça de levar as listas de alimentos que recomendamos em sua próxima consulta ao médico, assim um especialista poderá te dar maiores detalhes de como consumir esses alimentos sem precisar se privar das coisas que você gosta.

Remédios caseiros e dietas contra a psoríase

 psoríase é uma doença de pele causada por um sistema imunológico desequilibrado; desenvolve-se em pacientes entre os 11 e 45 anos e conta com o seguinte sintoma: desprendimento constante de células mortas que se acumulam na superfície da pele.
Causa manchas roxas e cobertas de escamas prateadas, que se desprendem facilmente; pode ocorrer em qualquer parte do corpo, ainda que seja encontrada com maior frequência nos cotovelos, joelhos, costas e coro cabeludo, podendo causar em alguns casos muita coceira e ardor. Não é uma doença contagiosa, mas infelizmente pode gerar exclusão social.

Remédios caseiros contra a psoríase

– Mantenha a pele hidratada e úmida porque uma vez que as placas de células mortas estejam secas podem causar coceira e manter a pele úmida ajudará. Hidrate a pele várias vezes ao dia e utilize cremes ou óleos naturais sem perfume, como vaselina ou manteiga de karité, principalmente essa última, que apresenta propriedades anti-desidratantes e grande poder de regeneração.
– Tome banhos de sol nas primeiras horas da manhã, os raios ultra violeta mantém a pele nutrida e ajudam com os sintomas, porém nunca se exponha diretamente ao sol e principalmente mais de 15 minutos, especialmente entre as 12 e 17 horas e sempre aplique protetor solar em toda a pele.
– Se você vive perto do mar aproveite para dar sempre um mergulho, a água do mar pode beneficiar bastante aos portadores desse problema. Depois hidrate bem a pele.
– Tome banhos caseiros com aveia por pelo menos 15 minutos, isso ajudará a afrouxar as escamas secas e aliviar a coceira.
– Procure algum grupo de ajuda em sua localidade, com pessoas que passem pelo mesmo problema, psicologicamente é importante quanto a ajudar na autoestima.

Dieta para portadores de psoríase

ALIMENTOS PERMITIDOS
– Consuma antioxidantes, essenciais e presentes em frutas e verduras, como por exemplo, laranjas, limões, melão, morango, brócolis, cenoura e mirtilo, entre outros.
– Beba muita água, pelo menos dois litros diários, para evitar a secura e coceiras na pele.
– Inclua em sua dieta carnes magras e sem pele, como frango ou peru, com umconsumo obviamente moderado.
– Consuma pescados, ricos em Ômega-3, pelo menos duas vezes por semana, isso ajudará no trato de inflamações. Alguns recomendados são, atum, salmão, cavalinha, truta e anchova. Também vegetais de folhas verdes e linhaça.
– Adicione a sua dieta legumes, pelo menos duas vezes na semana.
– Frutos secos e cereais integrais são aconselháveis.
ALIMENTOS PROIBIDOS
– Evite doces, bolos, álcool, cafeína, assim como alimentos ricos em gorduras e colesterol, fast foods, leite e especiarias, já que tudo isso tende a piorar os sintomas.
Imagem oferecida por gaelx


Nenhum comentário:

Postar um comentário